quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Férias mt curtas...entre homens

Seisei Vilaça Pinto



Agora que tudo se acalma e as coisas voltam ao normal, começamos a ter tempo para refletir e agradecer às pessoas que realmente nos ajudaram na participação deste 4º JSKA World Championship.


Não posso deixar de agradecer publicamente ao Sensei Vilaça Pinto pelo convite feito a todos nós e pela confiança que depositou em nós. Agradecer-lhe toda a preocupação durante a preparação para esta competição e todo o apoio que nos deu durante a prova. Esperamos ter conseguido dignificar e ir de encontro o mais possível a todo o trabalho que tem vindo a realizar na JSKA ao longo destes anos. Foi para mim pessoalmente um prazer verificar o tremendo respeito que toda a gente tem pelo Sensei. Ver o Sensei na linha da frente durante os cursos e competição. Parabéns Sensei, e o nosso Muito Obrigado por tudo. Obrigado por esta oportunidade que nos deu. Foi um gosto para nós fazer parte desta comitiva portuguesa liderada pelo Sensei. OSS!!!


Aproveito a oportunidade para deixar aqui algumas webs bem interessantes e relacionadas com o Sensei Vilaça:

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Reportagem Fotografica

4º JSKA World Championship – Manchester – England

Estão de regresso os 13 atletas do distrito da Guarda que estiveram presentes no 4º Campeonato Mundial de Karate da Japan Shotokan Karate Association que se realizou na Cidade de Manchester – Inglaterra, durante os dias 22 e 24 de Agosto.
Tal como o anunciado, o facto de esta ser uma comitiva bastante jovem e algo inexperiente neste tipo de competições, à excepção de Carla e Rui Jerónimo que já participaram noutros Campeonatos Mundiais, não impediu os atletas de alcançarem bons resultados nas provas em que participaram.
Ana Torres, Carla Jerónimo e Rita Morgado sagraram-se Campeãs Mundiais de Kata da JSKA, levando desta forma a bandeira e o Hino de Portugal ao lugar mais alto do pódio. Estas três atletas tiveram irrepreensíveis durante toda a sua prova. Ana Torres, uma atleta em plena ascensão foi subindo de rendimento ao longo da prova, não dando na final muitas hipóteses na disputa da medalha de ouro. Rita Morgado, como sempre muito compenetrada na sua prova fez o que de melhor sabe, ganhar. Saliente-se que Rita em toda esta época desportiva 07/08 apenas perdeu uma eliminatória numa competição, ganhando de resto todas as competições em que participou. Carla Jerónimo que realizou as eliminatórias num dia e a final noutro, apesar de lesionada, arrasou a concorrência Japonesa e Romena, apresentando-se na final muito forte, segura e com o objectivo de ganhar bem definido.
Ana Tavares e Bruno Monteiro sagraram-se Vice-Campeões Mundiais da JSKA. Ana foi a única atleta lusa a conseguir duas medalhas, perdendo a de ouro na prova de Kata para a atleta do Japão e no Kumite para a atleta da Escócia por supostamente excesso de contacto, uma decisão muito contestada pela comitiva portuguesa. Já Bruno Monteiro realizou excelentes eliminatórias, tendo apenas um pequeno desequilíbrio na sua kata da final o que infelizmente o atirou para o segundo lugar, atrás do atleta da Suiça.
Rosa Jerónimo e Rui Jerónimo ficaram no 3º lugar do pódio. Rosa Jerónimo depois de alguma confusão no desenrolar, e após a sua eliminação na primeira ronda, manteve-se serena e diante de atletas bem mais graduadas, segurou a medalha de bronze com grande mérito. Rui Jerónimo ficou também com a medalha de bronze vendo o 1º e 2º lugar ficarem empatados com apenas uma décima acima da sua pontuação, ficando Espanha com o ouro e o México com a prata.
Bem perto dos lugares de pódio ficaram a Equipa Portuguesa de Kata Feminina Sénior composta por Carla Jerónimo, Dídia Gonçalves e Rosa Jerónimo que conseguiram um 4º posto depois da apresentação de uma excelente kata na final. David Saorín realizou excelentes katas, perdendo apenas na semi-final alcançando um 7º lugar, e Ivo Monteiro que alcançou os quartos-final em Kumite realizando bons combates, mas que acabou por ser vencido pelos sucessivos excessos de contacto por parte dos seus adversários.
Carlos Tavares, João Santos e José Jerónimo tiveram também muito boas prestações passando várias eliminatórias, as quais infelizmente não foram o suficiente para alcançar lugares de pódio. Saliente-se que estes perderam com atletas de alto nível e que alcançaram mais tarde as semi-finais e finais das suas provas.
Uma prestação muito positiva dos atletas da AEKS e NKSP que juntamente com outros atletas do país representaram Portugal neste 4º JSKA World Championship.
Carla e Rui Jerónimo voltam aos pódios mundiais após 6 anos sem participações em Campeonatos do Mundo, tempo em que conseguiram formar atletas para os quais Manchester ficará como a Cidade em que eles participaram pela primeira vez num Campeonato Mundial, algo que ficará para sempre nos registos, nos currículos pessoais de cada um, mas principalmente na memória de cada um deles que seguramente jamais esquecerão este momento. Parabéns a todos eles pelo esforço e boas prestações que tiveram.
Obrigado também a todos os que de uma forma ou outra ajudaram na participação de todos estes atletas. Um obrigado em especial a todos os familiares de cada um dos atletas e aos seguintes patrocinadores: GEF-Guarda Serviços Gestão Informatica e Telecomunicações Lda, Dealpoint Mobiliário Lda, Pantartdesign Unipessoal Lda e Clinica Médica Dentária Dente São.