quinta-feira, 22 de maio de 2008

UM POUCO DE HISTÓRIA



22 DE MAIO - CORPO DE DEUS


A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.


O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. A ‘Fête Dieu’ (Festa de Deus) começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.


O ofício foi composto por São Tomás de Aquino o qual, por amor à tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas Igrejas.


A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.


A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

BOM FERIADO


Mais um feriado mas pelo vistos nao há ponte...pena...aproveitem-no bem para dormir um pouco mais, treinar , estudar e ainda passear um bom bocado.


MOMENTOS...


Saber calar e ouvir é sinal de sensatez e sabedoria.
Assim como falar com poucas palavras, com objectividade, e no momento próprio.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Quais são as tuas palavras essenciais?
As que restam depois de toda a tua agitação e projectos e realizações.
As que esperam que tudo em si se cale para elas se ouvirem.
As que talvez ignores por nunca as teres pensado.
As que podem sobreviver quando o grande silêncio se avizinha.

Virgilio Ferreira


Beijinhos

segunda-feira, 19 de maio de 2008

AEKS - EKS NO 2º CAMPEONATO VILA DE BELMONTE



Realizou-se no passado sábado dia 17, o 2º Campeonato Vila de Belmonte, uma organização da Associação de Shotokan Karate-Do da Beira Interior onde estiveram presentes cerca de 250 atletas de vários clubes como Sabugal, Covilhã, Tortosendo, Belmonte, Celorico da Beira, Guarda, Mangualde, Gouveia, Águeda, Santarém, Almeirim, Vinhais, Caneças, Bela Vista, V. Pinheiro e um clube de Badajoz (Don Benito).

A Academia Egitaniense da Karate Shotokan esteve presente nesta competição com 9 atletas da Escola Karate do Sabugal que competiram nos diversos escalões.

Os resultados foram excelentes o que mostra o bom trabalho que tem sido realizado por Eduardo Rafael, treinador da Escola de Karate do Sabugal.

Pré-Infantil Masculino:
Diogo Rafael – 1º Kata e 2º Kumite
Pedro Augusto – 3º Kata
Infantil Masculino:
Pedro Pires – 1º Kata e 1º Kumite
João Augusto – 2º Kata e 3º Kumite
Iniciados Masculino:
Vítor Silva – 3º Kumite
Iniciados Feminino:
Jessica Cruz – 2º Kumite
Juvenil Feminino:
Marina Matias – 1º Kumite
Liliana Venâncio – 2º Kumite

Participou ainda Bernardo Pires que embora não tenha alcançado um lugar de pódio, teve também ele um bom desempenho.

SENSEI VILAÇA PINTO E SENSEI MIGUEL TABORDA

Realizou-se este passado sábado, dia 17, na Cidade da Covilhã mais um Estágio com o Sensei Vilaça Pinto, 7º Dan de Karate Shotokan, um dos pioneiros do Karate em Portugal. Este estágio foi organizado pelo Centro de Artes Marciais de Covilhã e entre diversos clubes de todo o país estiveram presentes a Academia Egitaniense de Karate Shotokan e o Núcleo de Karate Shotokan de Pinhel, com um total de 12 pessoas. Rui Jerónimo, Carla Jerónimo, José Jerónimo, Rosa Jerónimo, Rita Morgado, Bruno Monteiro, Ana Tavares, Ana Torres, Carlos Tavares, Ivo Monteiro, João Santos e Dídia Gonçalves.

Este estágio foi muito importante pois serviu de observação e pré preparação para Campeonato do Mundo da Japan Shotokan Karate Association, organização mundial a que o Sensei Vilaça pertence, e em que a AEKS estará presente com um total de 13 atletas que representarão Portugal no 4th JSKA World Championship em Inglaterra (Manchester).

PIERLUIGI ASHIERI EM PORTUGAL


Realizou-se este fim-de-semana, 10 e 11 de Maio, em Carcavelos mais uma Acção de Formação realizada pela Federação Nacional de Karate – Portugal. Esta formação foi destinada principalmente a Treinadores e Árbitros, e o convidado foi o Professor Pierluigi Ashieri, Técnico Internacional da Federação Mundial de Karate e da Federação Italiana de Karate. A Acção de Formação foi constituída por várias sessões teóricas e práticas ao longo dos dois dias, tanto da disciplina de Kata como de Kumite.


A Academia Egitaniense de Karate Shotokan esteve presente neste Curso na pessoa de Carla Jerónimo tanto como Treinadora, como Técnica de Arbitragem. Este importante evento trouxe novos conhecimentos para o Karate Nacional. Relembre-se que a Itália é uma das grandes potências de Karate a nível Mundial. Este foi um curso muito importante e com certeza que todos os presentes levaram para os seus clubes novos conhecimentos e novas teorias.

Diana e Carla

Fotografia de Rossana