sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

SEMINÁRIO SHIAI-KATA

Direcção Técnica: JAVIER HERNANDEZ ALONSO
Assistido por: Almudena Muñoz – 3º Dan Karate Shito-Ryu

Organização da: MSK - Mabuni Shito-Ryu Karate Do Portugal


DATA:
Sábado 26 e Domingo 27 de Janeiro de 2008

LOCAL:
Pavilhão da Escola Básica do 1º Ciclo nº 2 de Alcoitão
Rua Conde Barão - 2649.506 Alcabideche
(Junto ao Centro Medicina Reabilitação de Alcoitão)
A entrada para o Pavilhão será feita pelas traseiras da escola


RECEPÇÃO / INSCRIÇÕES:
Até Sexta-Feira 25/Janeiro:
Mabuni Shito-Ryu Karate Do Portgual
Rua Manuel Ambrósio dos Santos 371 - 1º Andar
Amoreira, 2645-212 Alcabideche
Ou por email para: cpereira.msk@netcabo.pt


JAVIER HERNANDEZ ALONSO
Seleccionador Nacional Espanhol de Kata

ALMUDENA MUÑOZ
3º Dan de Karate Shito-Ryu

MUITOS PORTUGUESES NO OPEN DE PARIS





OBRIGADO A TODOS OS PORTUGUESES QUE NOS

APOIARAM E UM BEIJINHO GRANDE PARA OS MEUS TIOS E OS MEUS PRIMOS.

OPEN DE PARIS 2008










Nuno Dias medalha de Prata no Open e 5ºLugar nos +80Kg
Nuno Moreira 5ºLugar nos -75Kg


Decorreu no passado fim de semanade 19 e 20 o conhecidissimo e espectacular Open de Paris.
Mais uma vez o Stade Pierre Coubertain encheu-se de apaixonantes da modalidade para ver esta prova conhecidissima em todo o mundo do karate.
Nesta prova estiveram presentes 11 atletas portuguesas que partiram para paris em busca de medalhas, boas participações e continuação de um projecto desportivo que visa o melhoramento dos atletas Portugueses.
Quem não perdou e trouxe mesmo uma medalha foi Nuno Dias, este atleta conseguiu a prata na categoria Open, para alem do espectaculo Nuno sentiu bastante o apoio dos seus colegas e do publico que o acarinhou e mostrou o estar do seu lado em todos os seus confrontos.
Os portugueses tal como sempre continuam a ser os unicos atletas a dar o verdadeiro show de pontapes, mais uma vez Nuno Dias e Nuno Moreira proporcionaram ao publico presente um pouco daquilo que os caracteriza, o brilhantismo na execuçao de ataques jodans, assim estes atletas acabaram nao so por marcar muitos sambons mas tambem 4 Shiro tobi Ura Mawashi (rotativos) que deliciou os e espantou o publico.







KATA

De lamentar o facto de nao haver fotos nem filmagens de Carla Jerónimo...


Jorge Caeiros - Defronta o Atleta Finlandes que nao conseguiu derrotar apesar de mostrar uma kata muito forte, segura e marcada pelos ritmos da mesma. De relembrar que este atleta teve uma subida notoria nas suas katas em apenas 7 meses de trabalho e competição internacional.
Pedro Monteiro - Este miudo surpreendeu, mostrou uma autentica segunrança na execuçao das katas e muita força para alem de mostrar um grande controlo fisico e mental sobre a kata. simplesmente um cadete à altura dos seniores. Pedro venceu a primeira eliminatoria e na segundo perdeu frente ao vencedor ao atleta turco que venceria a prova, na repescagem nao conseguiu vencer o oponente mas dignificou bem o nome de portugal.
Carla Jeronimo - Mostrou uma Kata forte com os tempos bem definidos e com posições bastante seguras e bonitas, mas nao foi o suficiente pelo menos para os arbitros que deram a vitoria à atleta mexicana que apresenta bastante experiencia a este nivel de competições. Mesmo assim carla conseguiu melhorar muito atraves do trabalho que lhe foi pedido, e mostrou que as mulheres tambem sao uma boa aposta para Portugal.
Diana Carreira - Perde na primeira volta frente à Francesa e finalista Scordo, Diana mostrou uma kata bonita mas faltou algumas coisas para ser melhor que a oponente, no entanto a nossa cadete na repescagem mostrou-nos uma kata que para alem de bem executado com beleza, tinha garra e vontade de mostrar todo o seu potencial, mesmo assim nao venceu mas viu-se a igualdade competitiva do querer ganhar.

KUMITE



Leticia Ferreira - A atleta dos menos de 53Kg teve um combate algo dificil pela movimentação que a atleta da Macedonia?? apresentava, e pela execução de surpresa de ataques em velocidade jodan, acabando assim por ficar pelas eliminatorias. Mas esta atleta para alem da simpatia tem muita rodagem competitiva internacional e isso ninguem lhe tira.

Maria Melo - A Maria na prova dos +60Kg nao conseguiu arrumar a adversaria que venceria o peso nem na repescagem a holandesa, mas viria a vingar-se na categoria open, frente à espanhola que já se consagrou campeã da europa por um 3-0, atraves de uma acção de pernas, mas no proximo ficaria pelo caminho frente à atleta turca que se consagrou na turquia campea do mundo de -53Kg.
Paulo Gonçalves - Paulo Gonçalves não conseguiu superar o adversario do vietnam que surpreendeu o Portugues num combate muito rapido, Andre ainda procurou pontuar para vencer mas o tempo foi escasso para virar o marcador para um resultado positivo.
Fernando Ferreira - O mesmo aconteceu com Fernando que não conseguiu virar o atleta do Canada, este atleta ganhou vantagem sobre Fernando que não consegiu dar a volta, mesmo assim fernando sentiu um grande impacto pelo facto de estar ausente das competiçoes internacionais à algum tempo.
Pedro Silva - Nos -75Kg venceu na primeira volta o atleta do Ecuador mas na segunda volta nao conseguiu vencer o conhecido Diego Vandenschrick, este perderia aseguir impedindo que o Portugues fosse repescado, já na categoria Open Pedro perdeu frente ao vencer da Categoria e na repescagem nao conseguiu passar o ponto que o canadiano lhe marcou.
Nuno Moreira - Nuno venceu no inicio o atleta J.Heino o Finlandes que encontrou o ano passado e logo se mostrou conclusivo num resultado expressivo que alcancaria, na segunda eliminatoria Nuno apanhou o vencer do escalão Timothy Peterson que se deparou a um portugues forte, mas o 1-0 que Nuno teria a 30 segundos do fim nao o conseguiu manter visto que tinha pela frente um adversario rapido que acabaria por finalizar com um ponto de diferença, na repescagem Nuno vence frente ao sueco mas na disputa da medalha Nuno perde frente ao atleta do azerbeijão por uma falha imperdoavel do arbitro central isto gerou a maior assobiadela que se ouviu no pavilhão. Na categoria Open Nuno venceu na primeira eliminatoria frente ao Canada mas viria perder a perder frente ao atleta Sueco. Mesmo assim Nuno mostrou bem o trabalho que estamos habituados a ver.
Sérgio Caridade - Sergio apanhou na primeirra eliminatoria o atleta da Georgia que acabaria por ganhar a categoria Open, o atleta portugues não conseguiu levar de vencida o experiente Georgiano apesar de ter visto a vida complicada pela parte do luso que deu bastante luta, na Categoria Open Sergio não conseguiu passar a eliminatoria visto que a sua condição fisica não estava no seu auge, mostrando assim a falta de competir mais vezes.
Nuno Dias - Depressa mostrou que estava ali para trazer as medalhas e deixar de ser o eterno 4º e 5º Lugar e desta forma superou tudo e todos. No sabado na Categoria de +80Kg, Nuno mostrou-se bem ao derrotar todos os adversarios mas na semi final de poule perde a passagem para o atleta do Kazaquistão que chegaria à final, na repescagem Nuno perde a medalha mais uma vez frente ao atleta frances Ibrahim Gary por um ponto duvidoso no ultimo segundo que faria o luso ir a enshosen e perder por um ponto. No dia seguinte na Categoria Open apenas deu e se ouviu o nome Dias, o nosso portugues de 29 anos, mostrou que está em forma e para alem de pontos excelentes arrumou grandes atletas tal como Chantalou sem macula no ponto decisivo. Nuno após varios defrontos chegou á final e perdeu frente ao Atleta da Georgia, o Cansaço e uma pequena lesou nas costelas impediram Nuno de trabalhar melhor e fazer o que fez nas eliminatorias, mesmo assim o atleta da Georgia mostrou o porquê de ja se ter consagrado 3 vezes campeão da Europa.








CAMPEONATO REGIONAL CENTRO-NORTE SENIOR FNK-P

11º Título de Campeão Regional para Rui Jerónimo



Realizou-se o passado sábado, dia 19 em Vagos (Aveiro), o Campeonato Regional Centro-Norte Sénior, organizado pela Federação Nacional de Karate – Portugal em conjunto com a União de Dojos de Karate Shotokan. Este Campeonato serviu de apuramento para o 16º Campeonato Nacional de Seniores a realizar o dia 8 de Março na Cidade de Braga, contou com a presença de 67 participações distribuídas por diversas provas de kata e kumite, masculino e feminino. A competição decorreu com grande sucesso e dentro dos horários pré estabelecidos, bem como o facto de ter estado presente nesta competição o Conselho Nacional de Antidopagem. De negativo talvez a falta de mais atletas.


Da Academia Egitaniense de Karate Shotokan estiveram presentes 3 competidores.

Rui Jerónimo sagrou-se pela décima primeira vez na sua carreira Campeão Regional de Kata, ganhando todos os seus confrontos por um indiscutível 5-0.


Ivo Monteiro com apenas 17 anos (cadete), conseguiu pelo segundo ano consecutivo alcançar o 3º lugar do pódio, perdendo apenas o confronto com o atleta que se classificaria em 2º lugar (André José) e por um parcial de 3-2.



Rosa Jerónimo, que também teve uma boa prestação, mas devido à pouca sorte no sorteio não conseguiu alcançar qualquer medalha. Rosa defrontou a actual Campeã nacional cadete e campeã europeia cadete da ESKA (Raquel Amaro), a qual viria a perder para a vencedora deste Campeonato Regional Joana Pinho, não podendo desta forma ser repescada.



Apesar da sua jovem idade ela está aqui para mostrar como é bom e agradavel de ver e de fazer katas. Parabéns MAMI.


O Núcleo de Karate Shotokan de Pinhel também esteve representado, desta vez por João Santos (atleta Júnior), que apenas perdeu na semifinal contra o seu treinador Rui Jerónimo. João foi repescado e acabou por perder na final de repescagem para Gabriel Pina (3º classificado). João Santos alcançou desta forma um excelente 5º lugar.




Rui e Ivo conseguiram então o apuramento para o 16º Campeonato Nacional Sénior da Federação, que será realizado no dia 8 de Março na Cidade de Braga.


Carla Jerónimo não pôde estar presente nesta fase de apuramento para o Campeonato Nacional e defender os seus dois títulos de Campeã Regional de Kata e Kumite -60kg por se encontrar a serviço da Selecção Portuguesa da Federação a representar Portugal no Open de Paris, considerado por muitos uma das maiores competições mundiais. Recorde-se que este ano Carla Jerónimo está inscrita pelo CKM, clube que ela tem vindo a representar a convite do Presidente Antonio Moreira, quer a nivel do estilo Shotokan que do estilo Goju-Ryu.

Resulatados de Kata:
Seniores Masculinos




1º Rui Jerónimo -AEKS (UDKS)
2º André José - EDCBeira

3º Gabriel Pina - CAMGuarda 3º Ivo Monteiro - AEKS (UDKS)

Devido ao teste anti-dopping Rui não pode estar presente no pódio.

Seniores Femininos
1º Joana Pinho - AKSA (UDKS)
2º Joana Santos - AKSA (UDKS)
3º Raquel Amaro - CPGN (UDKS) 3º Ana Oliveira - AACoimbra