terça-feira, 17 de julho de 2007



QUEM ÉS TU? CENOURA, OVO OU CAFÉ?

Uma filha queixou-ao ao pai sobre a vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir.
Estava cansada de lutar e combater. Parecia que cada vez que um problema estava resolvido um outro surgia. O pai, um chefe de cozinha, levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Numa ele colocou cenouras, noutra colocou ovos e, na ultima, pó de café.
Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria a fazer. Cerca de vinte minutos depois, ele desligou os bicos. Pescou as cenouras e colocou-as numa tigela. Retirou os ovos e colocou-os numa tigela. Então pegou no café com uma concha e colocou-o numa tigela. Virando-se para ela, perguntou:
- "Querida, o que é que estás a ver?" - "Cenouras, ovos e café," respondeu ela. Ele trouxe-a para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.
Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse num ovo e o partisse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.
- "O que isto significa, pai?"
Ele explicou-lhe que cada um deles tinha enfrentado a mesma adversidade, a água a ferver, mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida à água a ferver, ela amolecera e tornara-se frágil.
Os ovos eram frágeis na sua casca fina tinha protegido o líquido interior, mas depois de terem sido fervidos na água, o seu interior tornarase mais rijo.
O pó de café, contudo, era incomparável depois que fora colocado na água a ferver, ele tinha mudado a água. Ele perguntou à filha:
-"Qual deles és tu?
Quando a adversidade bate à tua porta, como é que tu respondes? És como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade murcha, torna-se frágil e perde a força? Ou serás como o ovo, que começa com um coração maleável, mas que depois de alguma perda ou decepção se torna mais duro, apesar de a casca parecer a mesma? Ou será que és como o pó de café, capaz de transformar a adversidade em algo melhor, mais do que ele próprio?" Somos nós os responsáveis pelas próprias decisões. Cabe-nos a nós - somente a nós - decidir se a suposta crise irá ou não afectar o nosso rendimento profissional, os nossos relacionamentos pessoais, a nossa vida... enfim. Ao ouvir as outras pessoas reclamar da situação, oferece uma palavra positiva. Mas tu precisas de acreditar nisso. Confiar que tens capacidade e tenacidade suficientes para superar mais este desafio. Espero que, nesta semana que se segue, quando te convidarem para tomar um café, possas repassar essa história.


"Uma vida não tem importância

se não for capaz de impactar

positivamente outras vidas"