domingo, 9 de dezembro de 2007

CAMPEOATO NACIONAL DE CADETES JUNIORES 2007/2008 PORTIMÃO

Realizou-se no dia 8 de Dezembro o referido Campeonato no Pavilhão Municipal de Portimão com um programa que iniciava às 09h00 com a reunião de Treinadores e terminaria pelas 18h30 com a entrega de prémios e encerramento do Campeonato Nacional de Cadetes Juniores.
Em representação da AEKS esteve Ana Torres (Cadete) e IvoMonteiro (Cadete), ambos os atletas apurados para os jogos de Kata e de Kumite.
KATA
Ana Torres, a atleta de apenas recente 7ºkyu, deu muito que fazer às suas adversárias, ganhando a 1ª eliminatoria de Kata Shitei por 5/0 e a 2ª por 4/1. Já nas Tokui Kata, Ana apresentou uma Enpi e acabou por perder contra a conhecida atleta Magali Barros pos 3/2, mesmo assim o trabalho da atleta foi excelente e de grande qualidade.
Ivo Monteiro, atleta já mais rodado nestas andanças, viu cair por terra todo o seu trabalho. nas Shitei Kata,Ivo, venceu a 1ª eliminatória por 5/0, a 2ª por 4/1. Nas Tokui Kata Ivo apresenta a Gojushiho-Sho e é eliminado por 5/0, sendo uma derrota pesada demais e muito má arbitragem. Ivo esteve claramente superior em relação ao seu adversário...Fica ao critério do painel o que levou este atleta a estar fora da final. Contudo Ivo foi repescado e a ferros consegui trazer um dignissimo 3º lugar.
KUMITE
Ana Torres debateu-se positivamente contra as suas adversárias. Esteve com etiqueta, esforço e muitadisciplina dentro dos jogos realizados. Teve 2 Byes, ganhou o 3º jogo por 4/0 e perde o 4º jogo perde por 3/0. Nas repescagens Ana tenta a sua sorte... mas acaba por perde em Ensoshen por 1/0.
Ivo Monteiro esteve superior ao seu adversário mas os pontos acabaram por cair para o Ao...Na repescagem Ivo teve um adversário com muita garra e acabou por perder por 4/0, quanto à arbitragem devia ter estado mais atenta ao pontos marcados pelo atleta Egitaniense...dão-se situaçoes muito criticas e que levam muitos dos atletas a desistirem desta arte que se diz de nobres valores.
Parabéns a todos os atletas, treinadores, arbitragem e organização.



I ESTÁGIO SHIAI KUMITE CIDADE DA GUARDA





A Academia Egitaniense de Karate Shotokan organizou uma vez mais um evento de grande importância para todos os praticantes de Karate. Neste 1º Estágio de Shiai Kumite da Cidade da Guarda, estudaram-se diversos aspectos da vertente do combate livre desportivo, modelo adoptado pela Federação Nacional, Europeia e Mundial de Karate. O grande objectivo deste estágio foi dar a oportunidade a todos os atletas de pelo menos um dia poderem treinar com alguém que domina este tipo de treino. Para isso foi chamado a orientar este estágio, o atleta Nuno Moreira, que com apenas 22 anos é nada menos que o melhor e mais medalhado atleta de kumite em Portugal. Entre muitos títulos possui 8 de Campeão Regional, 7 de Campeão Nacional e a melhor classificação nos Campeonatos Internacionais da World Karate Federation. O estágio desenrolou-se durante todo o dia e estiveram presentes karatecas de vários clubes da região. Esta é uma iniciativa com que a AEKS pretende continuar, para desta forma oferecer a todos os seus praticantes cursos específicos dentro das diversas áreas do Karate.

CARLA JERÓNIMO NA CORUÑA COM A SELEÇÃO NACIONAL

Decorreu no passado fim-de-semana o Torneio Internacional Teresa Herrera, esta prova com inicio pelas 16:00 horas contou com a presença da Selecção Nacional e de algumas Federações Autonómicas de Espanha. Em competição estiveram vários atletas desde os escalões de Formação até aos Seniores. A Comitiva Portuguesa composta pelo Presidente Joao Salgado, Seleccionador Nacional Joaquim Gonçalves, Arbitro Internacional Fernando David, Sara Rodrigues Relações Publicas da Federação e os Atletas seleccionados para esta prova.

KATA

Diogo Assis o Atleta Juvenil Teve uma boa prestação na prova de Kata mas não conseguiu passar para a fase seguinte.

Diana Carreira, atleta Juvenil de Kata com uma boa prestação conseguiu atingir o primeiro lugar do pódio deixando as espanholas sentadas pela beleza da sua Kata.

Carla Jerónimo na Kata Sénior não lhe chegou a boa execução para vencer a atleta Galega que conseguiu o pódio do nacional espanhol no escalão júnior o ano transacto, mesmo assim a atleta pela primeira vez numa prova pela selecção nacional mostrou que a kata feminina portuguesa pode ir longe.

Jorge Caeiros, este jovem conseguiu calar o público com katas fantásticas que apresentou vencendo todos por 5-0. Sem duvida que o facto de estar em constante participação mostra uma grande evolução nas suas katas.
KUMITE

André Rodrigues este cadete ainda jovem conseguiu o 3º Lugar, e promete que continuará a trabalhar para conseguir não só terceiros mas também muitos primeiros.

Cristiana Leão a atleta feminina cadete trabalhou bem para a sua primeira prova internacional, mas promete dar cartas.(Já tá bem agora...hehe)

Pedro Pinto esta jovem promessa teve um pequeno azar numa prova difícil, mas acabou por conseguir o 3ºlugar, lugar este de grande insatisfação para o atleta pelo trabalho demonstrado.

André Gonçalves dominou os juniores sem ter que se chatear, a experiência que tem adquirido veio ao de cima e impôs-se com facilidade sobre os 4 oponentes que encontrou.

Pedro silva no escalão Júnior +70Kg, não foi alem do 3ºlugar, um pouco de tensão fez com que o atleta não seguisse até à final.

Nuno Moreira no escalão Open Sénior dominou e não deu hipótese aos quatro oponentes que se seguiram, a experiência foi o que mais se sentiu neste atleta frente aos espanhóis que tentaram de tudo para derrubar o português.

A equipa no geral teve uma prestação positiva e conseguiu de certa forma ver certos factores que estão menos trabalhados e se pretender dar mais importância no futuro.
Carla Jerónimo, atleta e Instrutora da Academia Egitaniense de Karate Shotokan foi chamada pelo Departamento de Selecções da Federação Nacional de Karate para representar Portugal num Torneio de elevado prestígio em Espanha (A Coruña), onde estiveram várias selecções autónomas de Espanha. Este Torneio de seu nome Teresa Herrera, realizou-se às 16h do dia 1 do corrente mês e contou com a presença de cerca de 150 atletas, entre eles vários medalhados em Competições Internacionais Federativas. Carla Jerónimo numa poule de 12 atletas teve a infelicidade de defrontar a atleta galega classificada no pódio nacional espanhol que conseguiu levar de vencida a atleta lusa. Carla ainda esteve na luta pelas medalhas mas um desequilíbrio deitou por terra todas as esperanças de alcançar as medalhas. Ainda assim Carla deixou uma boa imagem do Karate Nacional.



CAMPEONATO REGIONAL CADETES JUNIORES 07/08


Realizou-se este sábado dia 1 de Dezembro na Cidade de Montemor-o-Velho o Campeonato Regional Centro/Norte de Cadetes e Juniores, uma organização da Federação Nacional de Karate - Portugal.

Este Campeonato ficou marcado pelo baixo número de atletas que entraram em prova. Dos poucos que estavam inscritos.
Outra coisa que se viu demasiadas vezes para o esperado foram os desiquilibrios e enganos nas provas de kata! Coisas que acontecem é verdade, mas que estragam sempre o desempenho dos atletas. Para compensar isso o desenrolar da prova esteve 5 estrelas... Tudo a tempo e horas, poucos casos polémicos, organização muito atenciosa com atletas e treinadores, controlo anti doping...


Em representação da Academia Egitaniense de Karate Shotokan estiveram os atletas Ana Torres e Ivo Monteiro, o treinador Rui Jerónimo e os Oficiais de Mesa Rosa Jerónimo e José Jerónimo.


O sorteio não sorriu aos atletas Egitanienses, encontrando os melhores atletas antes da final.


Ana Torres, pela primeira vez a participar num campeonato oficial da federação teve muito bom desempenho. Na prova de kata encontrou na semi-final uma atleta de grande nível, talvez a favorita à vitória, dado que se consagrou Campeã Europeia de Shotokan (ESKA) à uma semana atrás. Ainda assim Ana não se deixou intimidar e fez uma excelente kata, que juntamente com um pequeno desiquilibrio da adversária durante a sua prestação, foi o suficiente para Ana levar a melhor (2-1). Parabéns principalmente por acreditares que podes vencer! A final não correu tão bem, ainda assim os comentários no final foram todos positivos, e aposto que mesmo com o desaire na kata da final aprendeste algo! Com tudo isto, título de Vice-Campeã Regional de Kata.
Em kumite teve igualmente uma boa prestação e desta vez a final não lhe escapou. Título de Campeã Regional de Kumite -51kg ;) Parabéns!!!

Quanto a Ivo Monteiro, mais habituado a estas andanças, também ele não teve um bom sorteio, encontrando o actual campeão regional na semi-final. Ivo perdeu exactamente nessa eliminatória sendo repescado e vencendo a final da repescagem por 3-0. Saliente-se que Ivo se encontrava lesionado, facto que não o ajudou durante o desenrolar da prova... Ainda assim 3º lugar de kata. Muito bom resultado.
Ivo conseguiu ainda mais uma medalha, esta vez a de ouro, o que lhe deu o título de Campeão Regional de Kumite -55kg!

Ambos conseguiram o apuramento em Kata e Kumite para o Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores, prova que se desenrolará já no próximo fim de semana na Cidade de Portimão! Lá vamos nós novamente para o Algarve!

Parabéns Campeões!