sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Seleção Nacional da FNK-P


A convite da Federação Galega de Karate, a FNK-P, irá participar no Torneio Internacional Teresa Herrera, a realizar no próximo dia 1 de Dezembro, a partir das 16:00 horas no Pavilhão Municipal de Ventorrilo, na Corunha. Para este evento os atletas selecionados são:

DISCIPLINA E CATEGORIA


Kata Individual Juvenil Masculino
Diogo Assis – GCV (CPK)


Kata Individual Juvenil Feminino
Diana Carreira – CCD Loures (UNK)

Kata Individual Sénior Feminino
Carla Jerónimo – AEKS (UDKS)

Kata Individual Sénior Masculino
Jorge Caeiros – ADB (CPK)


Kumite Individual Cadete Masculino ( -65Kgr,+65Kgr)
Pedro Pinto – Celtas (LNKP)
João Rodrigues – AK Pombal (CPK)

Kumite Individual Cadete Feminino Open
Cristiana Leão – CKGP (NPK)

Kumite Individual Júnior Masculino ( -70Kgr, +70Kgr)
Paulo Gonçalves – Wado (AWIKP)
Pedro Silva – PTelecom (AKGP)

Kumite Individual Sénior Masculino Open
Nuno Moreira – CKM (AKKP)



Presidente – João Salgado
Árbitro Internacional – Fernando David
Seleccionador Nacional - Joaquim Gonçalves



BOA SORTE A TODOS

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

MAGNIFICO LUGAR DE PRAZER - POPIS NO ESPAÇO

GUARDA

O Parque Urbano do Rio Diz foi ontem inaugurado pelo ministro do Ambiente, que valorizou a intervenção, considerando tratar-se de "um magnífico espaço de lazer".


A principal intervenção do programa Polis, na Guarda, foi inaugurada ontem, no dia em que a cidade assinalou 808 anos. Trata-se do Parque Urbano do Rio Diz, um espaço de lazer que custou 10 milhões de euros, ocupa 21 hectares de terreno, possui um espelho de água com 11.400 metros quadrados, parque infantil, zonas verdes e uma área de animação semi-coberta. No espaço polivalente existem salas para festas e eventos, ludoteca, ateliers e biblioteca. No recinto foram plantadas 1.657 árvores e 55 mil plantas e arbustos, existem 3.500 metros de percursos pedonais e estão disponíveis 378 lugares de estacionamento.


O presidente da Câmara, Joaquim Valente, reconheceu a importância, para a cidade, do equipamento ontem inaugurado, que considerou ser "um dos maiores da região centro".


"Queremos que seja um centro de lazer, de bem-estar e de actividade permanente", desejou o autarca socialista. "É uma zona verde, multiusos, que valoriza a qualidade de vida urbana e aproveita o nosso melhor recurso, que é o ar", disse Joaquim Valente.


O autarca considerou ainda que a sua construção "corrigiu uma assimetria que existiu durante décadas entre dois pólos da cidade, contribuindo agora, decisivamente, para a reorganização e a consolidação do espaço entre a Guarda-Gare e o centro" da cidade fundada em 1199 por D. Sancho I.


A intervenção global Polis na Guarda abrange uma área de 176 hectares e teve início em Novembro de 2000. A sua conclusão chegou a estar prevista para 2004 mas, devido a problemas de financiamento, planos de pormenor, condições atmosféricas, entre outros, só agora foi finalizado. O custo global rondou os 30 milhões de euros e, além do Parque Urbano do Rio Diz, contemplou intervenções na zona envolvente da Sé Catedral, no centro histórico, na encosta Norte do antigo quartel dos bombeiros (zona do Torreão) e na Avenida da Estação. A construção de um novo Quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda, a beneficiação das ruas do Comércio e Rui de Pina, a colocação de um novo piso no largo da Sé Catedral, a instalação de iluminação cénica em troços de muralha e edifícios, foram outras obras concretizadas.


Devido a falhas nos financiamentos previstos logo no arranque do Polis, ficaram por executar a segunda fase do Parque Urbano do Rio Diz (Jardim da Ciência, Museu da Água e Centro de Interpretação Ambiental) e a construção de um túnel rodoviário entre a rua 31 de Janeiro e o Largo da Misericórdia, no centro da cidade.


MAIORIA DOS POLIS PRONTOS ATÉ FINAL DO ANO"A grande maioria" dos projectos Polis estarão concluídos, mas existem situações que vão prolongar-se até 2009/2010, garantiu o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. Segundo Nunes Correia, "o Polis está praticamente concluído", adiantando que "neste momento há 15 intervenções completamente concluídas" e quatro "em fase absolutamente final de conclusão" que ficarão terminadas ainda durante o ano de 2007. "A grande maioria está concluída ou em fase de conclusão", disse o governante à Agência Lusa, admitindo, porém, que algumas intervenções, "por circunstâncias várias, terão que se prolongar até 2009/2010".




AEKS COM O POPIS NO FERIADO MUNICIPAL


A Academia Egitaniense de Karate Shotokan esteve presente com alguns dos seus atletas no Dia da Cidade da Guarda, nas Comemorações dos 808 Anos da Atribuição do Foral. Estas festas que se realizaram entre os dias 24 e 30 de Novembro de 2007, tiveram vários eventos, desde desportivos, turisticos, passando por várias representações, apresentações e inaugurações importantes na nossa Cidade. A AEKS entrou em acção no dia 27, terça-feira (Feriado da Guarda), realizando uma "demonstração" da sua arte marcial - Karate. De facto esta vez foi diferente, não sendo tanto uma demonstração, foi mais um aproximar para com os habitantes egitanienses, onde todos os que quisessem poderiam treinar e experimentar esta modalidade. Estivemos em acção desde as 10h30 até às 12h00 aproximadamente, e nem o frio que se fazia sentir nos desanimou. Por ali passaram centenas de pessoas, desde crianças a adultos, passando pelo Senhor Presidente da Câmara, Governadora Civil, Ministro do Ambiente, etc que poderam observar todo o empenho e dedicação que os instrutores e atletas desta associação fazem para conseguir levar todo o seu trabalho pelo bom caminho.A AEKS agradece à Autarquia da Guarda (em especial aos representantes do gabinete de Desporto) o convite para estar presente neste grandioso espectáculo, onde foi muito agradável ver desde crianças a adultos, todos empenhados para com o desenvolvimento da nossa Cidade. Obrigado claro está a todos os atletas que participaram neste evento.

TERMINOU O ESKA 2007

"ESKA2007"

Decorreu nos passados dias 23, 24 e 25 de Novembro na Cidade de Matosinhos o Campeonato Europeu de Karate Shotokan (ESKA), prova onde Rui, Carla Jerónimo e Ivo Monteiro, atletas da Academia Egitaniense de Karate Shotokan estiveram presentes em representação de Portugal.
Ivo Monteiro pela primeira vez presente num Campeonato Europeu, desempenhou katas em três eliminatórias tendo em todas elas uma prestação muito positiva, alcançando a semi-final. Na kata da semi-final Ivo acusou a pressão de estar numa semi-final de um Campeonato Europeu e as coisas não sairam tão bem quanto poderiam ter saído! Com alguma infelicidade e por apenas algumas décimas, este jovem viu a sua passagem à final ficar pelo caminho, ainda assim ficar entre os 8 primeiros atletas foi um resultado muito positivo. No final da cassificação Ivo Monteiro acabou por ficar em 7º lugar.
Carla Jerónimo, uma das atletas mais internacionais, foi a atleta sénior que mais perto esteve de passar às semi-finais, perdendo nos quartos de final por decisão do chefe de tatami após um empate arbitral de 2-2 com uma atleta polaca. A superioridade de Carla foi visível pela força, aplicação e determinação, ainda assim não foi o suficiente para ultrapassar o peso que a selecção da Polónia tem nesta prova de kata feminino sénior. Saliente-se que a polónia quase sempre coloca duas atletas no pódio de kata senior feminino. Este ano não foi excepção e colocaram 3 atltas!
Rui Jerónimo, que defendia o título de vice-campeão europeu alcançado no ano anterior, não perdoou, e no momento fulcral não deixou ficar por meio caminho a vontade que o acompanhava de vencer e chegar novamente às medalhas, algo que até ao momento tinha sido impossível pela comitiva portuguesa. Saliente-se que Rui é o único atleta português a possuir medalhas nesta prova de kata individual sénior masculino. O internacional egitaniense, ainda que quase afónico conseguiu ultrapassar todos os precalços durante a prova, tal como pequenos desiquilibrios, chamadas antecipadas, árbitros a prejudicar, etc, etc... Rui conseguiu ultrapassar os 57 adversários que se apresentaram ao mais alto nível. Desta forma o português conseguiu a medalha de bronze, ficando o primeiro lugar para o atleta italiano e o segundo para o atleta alemão. Rui foi o único atleta medalhado na prova de kata sénior do ano anterior que subiu novamente ao pódio. Rui merecia sem margem de duvidas o 1º lugar...

Este ano o objectivo foi conseguido mas, prometem que para o ano em Sunderland (Inglaterra) estarão ainda mais fortes para mais uma vez subir ao pódio, mas desta vez com o Ouro ao peito.
Para quem tinha dúvidas sobre as apostas feitas nestes 3 atletas, para quem tinha dúvidas sobre as suas prestações no europeu, e para quem "desejava" que fossem outros atletas a ter melhores resultados... aqui fica a resposta. Doa a quem doer eles foram os melhores dentro dos seus escalões, com:
Rui Jerónimo - Único atleta sénior a ser medalhado (3º Lugar Kata Sénior). Melhor prestação do Escalão Sénior.
Carla Jerónimo - Atingiu os quartos de final (tal como Ana Monteiro) mas Carla perdeu por decisão do árbitro central 2-2. Melhor prestação em Kata Sénior Feminino.
Ivo Monteiro - Melhor prestação em Kata Cadete Masculino (7º lugar).
Obrigado a todos os que nos apoiaram!