sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

AS CORES DO KARATE

"Falar acerca das cores é sempre garantia de um debate cheio de controvérsias e muita discussão. Ainda mais quando falamos em favorecimento por usar uma determinada cor. Após ser captada pela visão, a cor é processada pelo cérebro, formada, quantificada e avaliada, tornando-se um elemento de significado. Nessa etapa o cérebro identifica qual cor é vista e relaciona-a com experiências anteriores para atribuir valores a cor. Desse modo, pode-se considerar que os seres humanos têm uma resposta emocional à cor, fundamentada no contexto cultural em que se insere.
Para fugir da solução adotada pelo Judo, para diferenciação de atletas, no caso um dos oponentes precisa usar um kimono da cor azul... a WKF adotou outra estratégia. O uso de cintos, luvas e protetores de pés e pernas na cor vermelha ou azul. Deste modo fica bem diferenciado que é um jogador e o outro jogadr. A cor do kimono continua imaculadamente branca.
Podemos ter um atleta favorecido por usar uma determinada cor? Apesar das duas cores estarem no mesmo córtex cerebral, existem outras características. Duas verdades antagônicas surgem com referência à cor no Karate em relação ao kumite.
Segundo pesquisadores da Universidade Durham e da Universidade Plymouth, a resposta biológica de um desportista à cor vermelha ajudou algumas equipas de futebol a conquistarem vitórias. Esse pode ser um dos motivos pelos quais o Chelsea - a única equipa dos quatro maiores da primeira divisão do futebol inglês que não usa vermelho - está atrás do Arsenal, que lidera a competição, e do Manchester United, atualmente em segundo.
Por um lado, é a cor azul, apesar de opiniões em contrário, a mais fácil de acompanhar durante um movimento, assim facilitaria ao árbitro a marcação de um ponto. A capacidade de discriminação de cores pelo olho está relacionada com a existência de três tipos de cones, caracterizados pela presença de três diferentes fotopigmentos. Ao que parecem, esses fotopigmentos são sensíveis principalmente aos comprimentos de luz azul, verde e vermelha.
Precisamos levantar os resultados gerais de um torneio para determinar qual cor prevalece como vitoriosa nos torneios de karate. Só um estudo estatístico poderá melhor definir esta vantagem se é que existe."
Esta reportagem baseada num site de karate, trouxe no dia 11 de maio de 2008, a questão da influência da cor do uniforme nos resultados dos combates. A tese levantada pelo site acaba de ganhar uma comprovação científica. Os resultados podem ser vistos na revista Psychological Science.
Os árbitro e juízes favorecem inconscientemente os jogadores que se vestem de vermelho, segundo afirma um estudo publicado pela revista “Psychological Science”. Escolher um uniforme vermelho num desporte de competição pode afetar a capacidade de decisão rápida de um juiz, afirmam os psicólogos Norbert Hageman, Bernd Strauss e Jan Leibing, autores do estudo da Universidade de Münster na Alemanha.
Os pesquisadores estenderam sua pesquisa com 42 juízes de Taekwondo, aos quais eles colocaram vídeos dos combates onde os adversários se enfrentavam sendo que um de vermelho e outro de azul. Os juízes deviam qualificar a actuação dos juízes e os jogadores depois da visualização da luta. Depois, eles mostravam um segundo combate que por um truque de vídeo mudavam as cores dos jogadores.
O jogador vestido de vermelho e anteriormente azul aumentava sua pontuação em 13%, em média, segundo os pesquisadores. Foi observado que a decisão dos juízes tinha uma balança pendida para o que tinha a cor vermelha quando os atletas eram de um nível próximo, e que havia pouca influência quando um adversário era claramente superior.
Ainda faltam mais pesquisas para que este resultado possa efetivamente ser um factor decisivo para mudança das regras. Uma vez que o sistema de disputas de Karate da WKF utiliza a mesma distribuição de cores como a do Taekwondo. Deve-se ficar de olho nestas pesquisas para o aprimoramento de nosso desporto.