sexta-feira, 11 de abril de 2008

ACÇÃO DE FORMAÇAO NA JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO MIGUEL

A 5 de Abril, na Cidade da Guarda deu-se mais uma formação inserida no 1º Ciclo de Acções de Formação para Treinadores de Karate e Praticantes cintos negros. Esta é uma iniciativa levada a cabo pela Federação Nacional de Karate – Portugal (Sector Técnico – Departamento de Formação – Centro de Formação de treinadores).

“A formação é um processo contínuo e sistemático de aprendizagem no sentido da inovação e aperfeiçoamento de atitudes, saberes e saberes-fazer e da reflexão sobre valores que caracterizam o exercício das funções inerentes a cada profissão. Mas a formação também é um conjunto de possibilidades de adaptação activa, algo muito diferente de «acomodação», ou seja, a oferta de um máximo de esquemas de comportamento possíveis face a novas situações e a condução a prováveis associações dos mesmos. O facto da maior parte (se não a totalidade) dos treinadores de Karate passarem como atletas por uma progressão baseada num sistema de graduações, que ao alcançarem o seu cinto negro lhes abre as portas do ensino, fazendo só mais tarde a sua formação «teórica», coloca-os numa posição que os leva a cair numa prática não reflexiva, imitando as rotinas e os procedimentos dos seus antigos professores/treinadores, o que só é possível diminuir através de uma formação pertinente e continuada. A visão tradicionalista dos treinadores de Karate permite que exista um círculo vicioso do fracasso auto-reprodutor desportivo, até porque, os programas de formação têm geralmente um impacto reduzido, quando comparados com o impacto da aprendizagem por observação e mesmo quando o programa da formação transmite com sucesso uma perspectiva de ensino e aprendizagem, a força socializadora do ministério do treino trabalha no sentido de apagar esta tendência3, pelo que só uma motivação e actualização constantes permitem anular a referida tendência."


Dra. Cristina Caeiro Lopes – A legítima defesa e o praticante de Karate
“O praticante de Karate possui um background técnico (motor), físico (anatomofisiológico) e mental (psicológico) que lhe permite enfrentar certas e determinadas situações com maior segurança e facilidade que um cidadão comum. Numa situação de agressão, em que condições existe legítima defesa da parte do praticante mesmo existindo essa vantagem proporcional? E em que condições existe o uso excessivo de legítima defesa por parte do praticante de Karate? E quando os meios empregues por ambos os contendores, sendo um praticante de Karate, são proporcionais, em que situações existe legítima defesa? É pertinente que o treinador de Karate conheça o enquadramento legal do conceito de legítima defesa a fim de transmitir aos seus alunos noções que lhes permitam conhecer as suas responsabilidades e delas se salvaguardarem.”

Dr. Armando Inocentes – Ética, desporto e Karate
“O desporto sempre esteve intimamente ligado a formas educativas, culturais e formativas, o que sempre nos levou a considerá-lo uma escola de virtudes. O próprio Karate sempre se justificou pelos valores, pela moral, pela ética, pela disciplina e pela formação do carácter. Os actuais programas dos cursos de treinadores não contemplam um módulo que problematize esta temática, fundamental para que estes incutam nos seus alunos e competidores o fair-play e o espírito desportivo – lacuna que se tenta resolver com esta realização. Numa época em que alastra no desporto a violência, o doping, a corrupção, a fraude desportiva, a morte em competição (morte súbita e morte por acidente), a morbilidade (lesões permanentes), a exploração infantil e o treino intensivo precoce, assim como começam a ingerir-se no mesmo a política e a religião, começando até a ser visíveis casos de racismo e de terrorismo, é necessário dar formação aos treinadores neste campo para se poderem evitar e/ou modificar comportamentos perniciosos para o Karate.”

Esta foi uma formação organizada pela FNK-P em conjunto com a AEKS e colaboração da Junta de Freguesia de São Miguel da Guarda.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

CAMPEONATO REGIONAL D CENTRO NORTE - FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE - PORTUGAL


Realizou-se este passado domingo dia 6 de Abril, na Cidade do Sabugal, o Campeonato Regional Centro-Norte de Karate dos escalões de formação:
Pré-Infantil (até 9 anos)
Infantil (10-11 anos)
Iniciado (12-13 anos)
Juvenil (14-15 anos)
Foi organização da Federação Nacional de Karate – Portugal em conjunto com o Clube de Karate do Sabugal da Academia Egitaniense de Karate Shotokan. Este Campeonato que no outro ano foi realizado na Cidade da Guarda também pela Academia Egitaniense de Karate Shotokan, teve esta edição mais de 400 participações, o que revela um grande crescimento da modalidade na Zona Centro-Norte do país em comparação com os pouco mais de 250 atletas presentes em 2007. Estiveram presentes clubes de diversas cidades como por exemplo Guarda, Pinhel, Sabugal, Gouveia, Mangualde, Coimbra, Celorico da Beira, Leiria, Caldas da Rainha, Figueira da Foz, Aveiro, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Foz Côa, Pombal, Viseu, etc.

Entre outras estiveram em representação do Distrito da Guarda:
Academia Egitaniense de Karate Shotokan com um total de 28 atletas.
Academia Egitaniense de Karate Shotokan – Hombu Dojo com 11 atletas
Hugo Nobre, João Domingues, Daniel Menoita, Marta Ferreira, Diogo Paula, Fabrícia Martins, Pedro Carvalho, Bruno Monteiro, Rita Morgado, Vera Matias, Ana Tavares e Rita Diogo.

Academia Egitaniense de Karate Shotokan – Piscinas com 11 atletas
João Ferreira, Diogo Escaleira, Ana Silva, Catarina Santos, Rui Rodrigues, André Marques, André Amaral, Célio Rodrigues, Vital Gonçalves e Andreia Pissarra.

Clube de Karate do Sabugal com 6 atletas
Diogo Rafael, Pedro Pires, João Augusto, Pedro Augusto, Marina Matias e Vítor Silva.
Núcleo de Karate Shotokan de Pinhel com um total de 2 atletas.
Gonçalo Caetano e Rafael Cruz.

Uma vez mais e a mostrar o bom trabalho que a Família Jerónimo, agora também Eduardo Rafael (Treinador do CKS) e restante colaboradores têm desenvolvido no Distrito da Guarda, estão os vários lugares de pódio alcançados pelos nossos atletas.

Especial realce para o facto de entre todos as os clubes participantes neste Campeonato a Academia Egitaniense de Karate Shotokan – Hombu Dojo ser o clube com mais primeiros lugares, conseguindo um total de 7 Campeões Regionais.
Ditam as regras desta competição que apenas 4 atletas poderão alcançar duas medalhas de ouro.
São eles os seguintes escalões:
Kata e Kumite Iniciados Masculino / Kata e Kumite Iniciados Feminino
Kata e Kumite Juvenis Masculino / Kata e Kumite Juvenis Feminino
Facto interessante é que dos quatro possiveis houve mesmo três atletas a conseguirem esse feito. Ainda mais interessante é que esses 3 atletas foram da AEKS!
Rita Morgado, Bruno Monteiro e Ana Tavares.

Pedro Carvalho conquistou também duas medalhas, um 1º lugar kumite e um 2º lugar kata.
Parabéns a estes quatro atletas que só entre eles conseguiram 8 medalhas. Parabéns para os restantes mealhados que tão bem se defrontaram com adversários e em geral para todos os que participaram nesta competição.
Para todos os que representaram os nossos clubes mas não alcançaram lugares de pódio… continuem a treinar porque vão no caminho certo! Parabéns.
Para voçês todos que participaram na Demonstração o nosso muito obrigado, pois sem voçês não teria sido possivel. Como sempre estiveram impecáveis!!! Para terminar obrigado também a todos os que não competiram mas ajudaram e muito durante toda a prova.

Atenção: Todos os atletas que alcançaram lugares de pódio estão seleccionados para o Campeonato Nacional de Karate que será realizado os dias 19 e 20 deste mês na Cidade de Almada.

Há que treinar…