quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

X GALA DO DESPORTO - NOVA GUARDA

Está aí a tão esperada Gala do Desporto do Jornal Nova Guarda.
Este ano de 2009 será realizada sábado dia 14 de Fevereiro na Mêda (Casa Municipal da Cultura).
Como habitual, haverá um magnífico jantar seguido de um Espectáculo com diversos artistas, durante o qual serão entregues os Galardões.
Os homenageados como habitual são cerca de 100. Muita gente de diversos desportos, clubes, associações. Sem dúvida o maior evento desportivo do Distrito, no qual se reconhece o esforço e empenho dos atletas, treinadores, árbitros e dirigentes.

Total de 97 Galardões dos quais 9 serão entregues a Karatecas
Nº 21 – Pedro Carvalho (Campeão Regional FNK-P)
Nº 22 – Ana Torres (Campeã Regional FNK-P)
Nº 23 – Ivo Monteiro (Campeão Regional FNK-P)
Nº 24 – Diogo Rafael (Campeão Regional FNK-P)
Nº 25 – Bruno Monteiro (Campeão Regional FNK-P)
Nº 26 – Ana Tavares (Campeã Regional FNK-P)
Nº 27 – Rui Jerónimo (Campeão Regional FNK-P)
Nº 28 – Rita Morgado (Campeã Nacional FNK-P)
Nº 29 – Carla Jerónimo (Campeã Nacional LPKS)




Mais de 15 000 votos
As votações dos nomeados para as quatro categorias da X Gala do Desporto promovida pelo Nova Guarda estão mais renhidas que nunca.
No total foram já recebidos mais de 15 000 votos para a escolha de Técnico do Ano (António Brito Gordo, David Rodrigues, Carlos Bombas e Nuno Lemos), Dirigente do Ano (Rui Reis, Fernando Veiga, Rui Jerónimo e João Gomes), Clube do Ano (ACDR de Trancoso, Fundação Laura dos Santos, Núcleo, Desporto e Cultura de Gouveia e AD de Fornos de Algodres) e Vida Associativa (Henrique Reis Martins, António de Jesus, Jorge Pires e Alberto Martins).
As nomeações envolvem entidades e pessoas de diversas modalidades e concelhos do Distrito.
As votações, por cupão e na internet serão aceites até quinta-feira dia 12.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vermelho e azul influenciam comportamento das pessoas

Estudo indica que o vermelho induz à eficiência e o azul à criatividade
Um estudo, publicado no website do jornal Science, procura mostrar a influência das cores vermelho e azul no comportamento das pessoas.
Investigadores da universidade de British Columbia efectuaram testes com 600 pessoas, com o objectivo de determinar se a performance cognitiva varia consoante as duas cores. Os participantes realizaram tarefas que envolviam palavras ou imagens colocadas num fundo vermelho, azul ou cor neutra.
Os resultados verificaram que os grupos de vermelho tiveram melhores pontuação em questões de memória e atenção ao detalhes. Já os grupos azuis foram melhores em testes que exigiam o recurso à imaginação.
Juliet Zhu, professora assistente de marketing na escola de negócios da Universidade de British Columbia, que conduziu o estudo em parceria com Ravi Mehta, um estudante de doutorado, afirma que se o objectivo é melhorar a memória como habilidade de correcção, deve-se usar o vermelho. Mas, numa sessão de brainstorming a melhor solução é usar uma sala azul.
Os investigadores referem que as cores influenciam a performance cognitiva devido à ligação com o estado de humor.
É frequente a associação do vermelho a situações de emergência. Já o azul está associado a momento mais calmos e positivos.