sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

OPEN DE PARIS 2008










Nuno Dias medalha de Prata no Open e 5ºLugar nos +80Kg
Nuno Moreira 5ºLugar nos -75Kg


Decorreu no passado fim de semanade 19 e 20 o conhecidissimo e espectacular Open de Paris.
Mais uma vez o Stade Pierre Coubertain encheu-se de apaixonantes da modalidade para ver esta prova conhecidissima em todo o mundo do karate.
Nesta prova estiveram presentes 11 atletas portuguesas que partiram para paris em busca de medalhas, boas participações e continuação de um projecto desportivo que visa o melhoramento dos atletas Portugueses.
Quem não perdou e trouxe mesmo uma medalha foi Nuno Dias, este atleta conseguiu a prata na categoria Open, para alem do espectaculo Nuno sentiu bastante o apoio dos seus colegas e do publico que o acarinhou e mostrou o estar do seu lado em todos os seus confrontos.
Os portugueses tal como sempre continuam a ser os unicos atletas a dar o verdadeiro show de pontapes, mais uma vez Nuno Dias e Nuno Moreira proporcionaram ao publico presente um pouco daquilo que os caracteriza, o brilhantismo na execuçao de ataques jodans, assim estes atletas acabaram nao so por marcar muitos sambons mas tambem 4 Shiro tobi Ura Mawashi (rotativos) que deliciou os e espantou o publico.







KATA

De lamentar o facto de nao haver fotos nem filmagens de Carla Jerónimo...


Jorge Caeiros - Defronta o Atleta Finlandes que nao conseguiu derrotar apesar de mostrar uma kata muito forte, segura e marcada pelos ritmos da mesma. De relembrar que este atleta teve uma subida notoria nas suas katas em apenas 7 meses de trabalho e competição internacional.
Pedro Monteiro - Este miudo surpreendeu, mostrou uma autentica segunrança na execuçao das katas e muita força para alem de mostrar um grande controlo fisico e mental sobre a kata. simplesmente um cadete à altura dos seniores. Pedro venceu a primeira eliminatoria e na segundo perdeu frente ao vencedor ao atleta turco que venceria a prova, na repescagem nao conseguiu vencer o oponente mas dignificou bem o nome de portugal.
Carla Jeronimo - Mostrou uma Kata forte com os tempos bem definidos e com posições bastante seguras e bonitas, mas nao foi o suficiente pelo menos para os arbitros que deram a vitoria à atleta mexicana que apresenta bastante experiencia a este nivel de competições. Mesmo assim carla conseguiu melhorar muito atraves do trabalho que lhe foi pedido, e mostrou que as mulheres tambem sao uma boa aposta para Portugal.
Diana Carreira - Perde na primeira volta frente à Francesa e finalista Scordo, Diana mostrou uma kata bonita mas faltou algumas coisas para ser melhor que a oponente, no entanto a nossa cadete na repescagem mostrou-nos uma kata que para alem de bem executado com beleza, tinha garra e vontade de mostrar todo o seu potencial, mesmo assim nao venceu mas viu-se a igualdade competitiva do querer ganhar.

KUMITE



Leticia Ferreira - A atleta dos menos de 53Kg teve um combate algo dificil pela movimentação que a atleta da Macedonia?? apresentava, e pela execução de surpresa de ataques em velocidade jodan, acabando assim por ficar pelas eliminatorias. Mas esta atleta para alem da simpatia tem muita rodagem competitiva internacional e isso ninguem lhe tira.

Maria Melo - A Maria na prova dos +60Kg nao conseguiu arrumar a adversaria que venceria o peso nem na repescagem a holandesa, mas viria a vingar-se na categoria open, frente à espanhola que já se consagrou campeã da europa por um 3-0, atraves de uma acção de pernas, mas no proximo ficaria pelo caminho frente à atleta turca que se consagrou na turquia campea do mundo de -53Kg.
Paulo Gonçalves - Paulo Gonçalves não conseguiu superar o adversario do vietnam que surpreendeu o Portugues num combate muito rapido, Andre ainda procurou pontuar para vencer mas o tempo foi escasso para virar o marcador para um resultado positivo.
Fernando Ferreira - O mesmo aconteceu com Fernando que não conseguiu virar o atleta do Canada, este atleta ganhou vantagem sobre Fernando que não consegiu dar a volta, mesmo assim fernando sentiu um grande impacto pelo facto de estar ausente das competiçoes internacionais à algum tempo.
Pedro Silva - Nos -75Kg venceu na primeira volta o atleta do Ecuador mas na segunda volta nao conseguiu vencer o conhecido Diego Vandenschrick, este perderia aseguir impedindo que o Portugues fosse repescado, já na categoria Open Pedro perdeu frente ao vencer da Categoria e na repescagem nao conseguiu passar o ponto que o canadiano lhe marcou.
Nuno Moreira - Nuno venceu no inicio o atleta J.Heino o Finlandes que encontrou o ano passado e logo se mostrou conclusivo num resultado expressivo que alcancaria, na segunda eliminatoria Nuno apanhou o vencer do escalão Timothy Peterson que se deparou a um portugues forte, mas o 1-0 que Nuno teria a 30 segundos do fim nao o conseguiu manter visto que tinha pela frente um adversario rapido que acabaria por finalizar com um ponto de diferença, na repescagem Nuno vence frente ao sueco mas na disputa da medalha Nuno perde frente ao atleta do azerbeijão por uma falha imperdoavel do arbitro central isto gerou a maior assobiadela que se ouviu no pavilhão. Na categoria Open Nuno venceu na primeira eliminatoria frente ao Canada mas viria perder a perder frente ao atleta Sueco. Mesmo assim Nuno mostrou bem o trabalho que estamos habituados a ver.
Sérgio Caridade - Sergio apanhou na primeirra eliminatoria o atleta da Georgia que acabaria por ganhar a categoria Open, o atleta portugues não conseguiu levar de vencida o experiente Georgiano apesar de ter visto a vida complicada pela parte do luso que deu bastante luta, na Categoria Open Sergio não conseguiu passar a eliminatoria visto que a sua condição fisica não estava no seu auge, mostrando assim a falta de competir mais vezes.
Nuno Dias - Depressa mostrou que estava ali para trazer as medalhas e deixar de ser o eterno 4º e 5º Lugar e desta forma superou tudo e todos. No sabado na Categoria de +80Kg, Nuno mostrou-se bem ao derrotar todos os adversarios mas na semi final de poule perde a passagem para o atleta do Kazaquistão que chegaria à final, na repescagem Nuno perde a medalha mais uma vez frente ao atleta frances Ibrahim Gary por um ponto duvidoso no ultimo segundo que faria o luso ir a enshosen e perder por um ponto. No dia seguinte na Categoria Open apenas deu e se ouviu o nome Dias, o nosso portugues de 29 anos, mostrou que está em forma e para alem de pontos excelentes arrumou grandes atletas tal como Chantalou sem macula no ponto decisivo. Nuno após varios defrontos chegou á final e perdeu frente ao Atleta da Georgia, o Cansaço e uma pequena lesou nas costelas impediram Nuno de trabalhar melhor e fazer o que fez nas eliminatorias, mesmo assim o atleta da Georgia mostrou o porquê de ja se ter consagrado 3 vezes campeão da Europa.








1 comentário:

Anónimo disse...

tao linda...tenho orgulho em ser tua aluna...e ainda mais em ser tua amiga..continua tal como es e muiiiito obrigada por estares sempre presente kuando preciso...es muiiito especial... =)
parabens por todos os teus exitos e nunca t eskeças...és uma grande mulher...!!!