segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vermelho e azul influenciam comportamento das pessoas

Estudo indica que o vermelho induz à eficiência e o azul à criatividade
Um estudo, publicado no website do jornal Science, procura mostrar a influência das cores vermelho e azul no comportamento das pessoas.
Investigadores da universidade de British Columbia efectuaram testes com 600 pessoas, com o objectivo de determinar se a performance cognitiva varia consoante as duas cores. Os participantes realizaram tarefas que envolviam palavras ou imagens colocadas num fundo vermelho, azul ou cor neutra.
Os resultados verificaram que os grupos de vermelho tiveram melhores pontuação em questões de memória e atenção ao detalhes. Já os grupos azuis foram melhores em testes que exigiam o recurso à imaginação.
Juliet Zhu, professora assistente de marketing na escola de negócios da Universidade de British Columbia, que conduziu o estudo em parceria com Ravi Mehta, um estudante de doutorado, afirma que se o objectivo é melhorar a memória como habilidade de correcção, deve-se usar o vermelho. Mas, numa sessão de brainstorming a melhor solução é usar uma sala azul.
Os investigadores referem que as cores influenciam a performance cognitiva devido à ligação com o estado de humor.
É frequente a associação do vermelho a situações de emergência. Já o azul está associado a momento mais calmos e positivos.

Sem comentários: