quarta-feira, 28 de novembro de 2007

MAGNIFICO LUGAR DE PRAZER - POPIS NO ESPAÇO

GUARDA

O Parque Urbano do Rio Diz foi ontem inaugurado pelo ministro do Ambiente, que valorizou a intervenção, considerando tratar-se de "um magnífico espaço de lazer".


A principal intervenção do programa Polis, na Guarda, foi inaugurada ontem, no dia em que a cidade assinalou 808 anos. Trata-se do Parque Urbano do Rio Diz, um espaço de lazer que custou 10 milhões de euros, ocupa 21 hectares de terreno, possui um espelho de água com 11.400 metros quadrados, parque infantil, zonas verdes e uma área de animação semi-coberta. No espaço polivalente existem salas para festas e eventos, ludoteca, ateliers e biblioteca. No recinto foram plantadas 1.657 árvores e 55 mil plantas e arbustos, existem 3.500 metros de percursos pedonais e estão disponíveis 378 lugares de estacionamento.


O presidente da Câmara, Joaquim Valente, reconheceu a importância, para a cidade, do equipamento ontem inaugurado, que considerou ser "um dos maiores da região centro".


"Queremos que seja um centro de lazer, de bem-estar e de actividade permanente", desejou o autarca socialista. "É uma zona verde, multiusos, que valoriza a qualidade de vida urbana e aproveita o nosso melhor recurso, que é o ar", disse Joaquim Valente.


O autarca considerou ainda que a sua construção "corrigiu uma assimetria que existiu durante décadas entre dois pólos da cidade, contribuindo agora, decisivamente, para a reorganização e a consolidação do espaço entre a Guarda-Gare e o centro" da cidade fundada em 1199 por D. Sancho I.


A intervenção global Polis na Guarda abrange uma área de 176 hectares e teve início em Novembro de 2000. A sua conclusão chegou a estar prevista para 2004 mas, devido a problemas de financiamento, planos de pormenor, condições atmosféricas, entre outros, só agora foi finalizado. O custo global rondou os 30 milhões de euros e, além do Parque Urbano do Rio Diz, contemplou intervenções na zona envolvente da Sé Catedral, no centro histórico, na encosta Norte do antigo quartel dos bombeiros (zona do Torreão) e na Avenida da Estação. A construção de um novo Quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda, a beneficiação das ruas do Comércio e Rui de Pina, a colocação de um novo piso no largo da Sé Catedral, a instalação de iluminação cénica em troços de muralha e edifícios, foram outras obras concretizadas.


Devido a falhas nos financiamentos previstos logo no arranque do Polis, ficaram por executar a segunda fase do Parque Urbano do Rio Diz (Jardim da Ciência, Museu da Água e Centro de Interpretação Ambiental) e a construção de um túnel rodoviário entre a rua 31 de Janeiro e o Largo da Misericórdia, no centro da cidade.


MAIORIA DOS POLIS PRONTOS ATÉ FINAL DO ANO"A grande maioria" dos projectos Polis estarão concluídos, mas existem situações que vão prolongar-se até 2009/2010, garantiu o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. Segundo Nunes Correia, "o Polis está praticamente concluído", adiantando que "neste momento há 15 intervenções completamente concluídas" e quatro "em fase absolutamente final de conclusão" que ficarão terminadas ainda durante o ano de 2007. "A grande maioria está concluída ou em fase de conclusão", disse o governante à Agência Lusa, admitindo, porém, que algumas intervenções, "por circunstâncias várias, terão que se prolongar até 2009/2010".




AEKS COM O POPIS NO FERIADO MUNICIPAL


A Academia Egitaniense de Karate Shotokan esteve presente com alguns dos seus atletas no Dia da Cidade da Guarda, nas Comemorações dos 808 Anos da Atribuição do Foral. Estas festas que se realizaram entre os dias 24 e 30 de Novembro de 2007, tiveram vários eventos, desde desportivos, turisticos, passando por várias representações, apresentações e inaugurações importantes na nossa Cidade. A AEKS entrou em acção no dia 27, terça-feira (Feriado da Guarda), realizando uma "demonstração" da sua arte marcial - Karate. De facto esta vez foi diferente, não sendo tanto uma demonstração, foi mais um aproximar para com os habitantes egitanienses, onde todos os que quisessem poderiam treinar e experimentar esta modalidade. Estivemos em acção desde as 10h30 até às 12h00 aproximadamente, e nem o frio que se fazia sentir nos desanimou. Por ali passaram centenas de pessoas, desde crianças a adultos, passando pelo Senhor Presidente da Câmara, Governadora Civil, Ministro do Ambiente, etc que poderam observar todo o empenho e dedicação que os instrutores e atletas desta associação fazem para conseguir levar todo o seu trabalho pelo bom caminho.A AEKS agradece à Autarquia da Guarda (em especial aos representantes do gabinete de Desporto) o convite para estar presente neste grandioso espectáculo, onde foi muito agradável ver desde crianças a adultos, todos empenhados para com o desenvolvimento da nossa Cidade. Obrigado claro está a todos os atletas que participaram neste evento.

Sem comentários: